domingo, 31 de março de 2013

CHAVAL BLOG

BLOG CHAVAL

http://acordachaval.blogspot.com.br/


Aprovação da PEC das Domésticas



Ana Amélia exalta aprovação da PEC das Domésticas e faz homenagem a todas as "Reginas" do Brasil.

http://www.anaamelialemos.com.br/videos/ana-amelia-exalta-aprovacao-da-pec-das-domesticas-e-faz


Com aprovação da PEC das Domésticas, Brasil avança na luta contra trabalho escravo

27/03/2013

Argumento de demissão em massa é hipocrisia, afirma CUT

Escrito por: Luiz Carvalho


%C2%A0%C2%A0Ag%C3%AAncia Brasil%C2%A0%C2%A0" style="margin: 0px; padding: 0px; height: 93px; width: 17px;">
Creuza Oliveira (de vestido colorido, ao centro) após votação da PEC no SenadoCreuza Oliveira (de vestido colorido, ao centro) após votação da PEC no Senado
Creuza Oliveira (de vestido colorido, ao centro) após votação da PEC no Senado
O Senado aprovou nessa terça-feira (26), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, conhecida como PEC das Domésticas, que estende às trabalhadoras os mesmos direitos garantidos às demais categorias.

A medida, que agora aguarda apenas a promulgação no Congresso, beneficia cerca de 7 milhões de domésticas, setor formado por 90% de mulheres, 75% sem carteira assinada.

Além da obrigatoriedade de pagamento nunca inferior ao mínimo, 13º Salário e repouso semanal remunerado, a PEC garantirá a partir do dia 2 de abril avanços fundamentais como a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 semanais e hora extra de ao menos 50%. Outras conquistas como a proteção contra demissão sem justa causa, seguro-desemprego e salário família dependem de regulamentação.

Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva, destaca a simbologia de o Brasil avançar pela ampliação de direitos dos trabalhadores e enaltece a mobilização da CUT, da Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad). Além da atuação do governo federal, que entendeu a importância da proposta.

“Essa vitória é fruto da mobilização desses atores sociais e demonstra que podemos construir uma relação mais justa entre patrões e empregados, se houver pressão e compromisso do governo em acabar com a desigualdade, especialmente numa categoria formada essencialmente por mulheres negras”, disse.

A dirigente rebate ainda o discurso que a velha mídia trouxe hoje sobre um cenário de demissão em massa para a categoria.

“Esse discurso volta sempre que tentamos avançar em direitos. Mas quando houve redução da jornada para 44 horas semanais não houve demissões, mas sim contratação. Quando conquistamos a multa de 40% do FGTS para casos de demissão sem justa causa, não vimos desemprego em massa. Precisamos mostrar à população que falamos em dignidade, em acabar com o trabalho escravo numa categoria que não tinha direitos reconhecidos, de trabalhadoras 24 horas à disposição do patrão.”

Presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Oliveira, acompanhou a votação no Senado e acredita que o próximo passo é fazer com que a lei seja colocada em prática.

“Precisamos manter a luta para que as patroas respeitem nossos direitos. A organização e a luta pela conscientização continuam”, disse.

Presidente da Contracs, Alci Araújo, também acredita que o trabalho para garantir dignidade às trabalhadoras domésticas não acabou.

“A aprovação desta PEC é resultado de muita luta do movimento sindical das trabalhadoras domésticas, que buscaram a justiça social. Mas agora se inicia uma dura jornada na busca da efetivação e fiscalização da aplicação da lei.”

Outras frentes – Mesmo após a aprovação da proposta, as trabalhadoras domésticas mantém outras frentes de luta. A principal delas é a pressão pela ratificação da convenção 189  e a Recomendação 201 da Organização Internacional do Trabalho  que tratam da extensão à categoria de todos os direitos garantidos aos demais trabalhadores pela legislação de cada país.

Leia também: Mais uma vitória para as trabalhadoras domésticas 

PIRAPORA UBATUBA GRANJA-CE

PIRAPORA UBATUBA GRANJA-CE

Visite, conheça  deslumbrante!!!!!!!!!!!!!!!






Pirapora um Oasis natural no pé da serra em Ubatuba, Granja-Ce, deveria ser desapropriada e cercada todo o território das serras não só da Pirapora como toda a serra da Ibiapaba que estão localizada nos distritos de  Ubatuba, Adrianopoles, Timonha e Pessoa Anta em Granja-Ce para serem preservados e construído um Parque ecológico.




quarta-feira, 27 de março de 2013

HIPOCRISIA


Hipocrisia


Besouros Verdez

Eu compro drogas pra esquecer meus problemas pessoais

E não quero saber de onde vem, nem quem trás

Mas eu fico bolado quando leio os jornais

Mataram 5 traficantes e 3 policiais

E fico indignado, quem será o culpado?

Eu falo porque sei que sou um bom rapaz

Hipocrisia

É uma ironia

É uma porcaria

E vamos entrando pelo cano

Vou a igreja aos domingos, sou um cara fiel

Rezo o Pai Nosso, Ave Maria pra cumprir meu papel

Mas quando saio de lá eu encho a cara num bar

Dou porrada nos meus filhos e vou pro bordel

Falam que isso é pecado, mas sou abençoado

Pois quando morrer eu vou direto pro céu

Hipocrisia

É uma ironia

É uma porcaria

E vamos entrando pelo cano

Hipocrisia

É uma ironia

É uma putaria

E vamos entrando pelo cano
Sou o cara mais honesto em ano de eleição

Beijo crianças e velhinhos pra dizer que sou bom

Mas quando eu for eleito vou tirar meu proveito

Vou viajar o mundo com o meu mensalão

Eu quero dar entrevistas, levar vida de artista

E vou dizer pro povo que ainda sou comunista!

É Hipocrisia

É Hipocrisia

É Hipocrisia...

E vamos entrando pelo cano

TIRO FESTA AVIÕES EM MARTINÓPOLE-CE




Durante a festa comemorativa ao aniversário da cidade de Martinópole animada pela banda Aviões do forró, dois jovens camocinenses foram lesionados a bala durante uma confusão generalizada no meio da multidão.


O fato ocorreu por volta das 04h30 desta quarta-feira (27) próximo ao prédio da prefeitura municipal. Segundo informou um policial que estava de serviço no local, durante uma briga generalizada na festa, ouviu-se um disparo de arma de fogo e que dois jovens haviam sido lesionados. Triste!!!!!!!!

Após tumulto, sessão da Assembleia é suspensa em meio à discussão sobre Marco Feliciano



Após uma discussão tumultuada no plenário da Assembleia Legislativa, deputados suspenderam a sessão desta quarta-feira (27) em meio à discussão acirrada sobre um requerimento que solitica à Câmara Federal a retirada do deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC) da presidência da Comissão de Direitos Humanos.


O deputado vem sendo alvo de polêmica desde que assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos (Foto: Agência Câmara)

Enquanto no plenário o texto causou insatisfação em alguns deputados, nas galerias da Casa,dezenas de jovens protestaram a favor da saída do pastor da Comissão de Direitos Humanos.

A sugestão foi apresentada pela deputada Eliane Novais (PSB) justificando que Marco Feliciano é autor de uma série de “declarações consideradas preconceituosas contra negros, portadores de HIV e homossexuais”. Ela alega que o presidente da comissão precisa ter “capacidade de diálogo com os diversos movimentos sociais”. Em favor de Feliciano, a deputada Silvana (PSB) chegou a dizer que está havendo perseguição religiosa contra o deputado federal. Já os deputados do PSDB como João Jaime e Fernando Hugo também se postaram contra o requerimento da governista.

Com informações do repórter Miguel Martins   Somos contra qualquer tipo de preconceito e a favor do afastamento do pastor!!!!!!!!!!

A Prefeitura Municipal de Granja informa aos seus servidores que o Pagamento estará disponível a partir desta quinta-feira (28).

A Prefeitura Municipal de Granja informa aos seus servidores que o Pagamento estará disponível a partir desta quinta-feira 28/03/2013.

segunda-feira, 25 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA

O COMÉRCIO TENTA TRANSFORMAR O NATAL EM PAPAI NOEL E A PÁSCOA EM COELHOS E OVOS DE CHOCOLATE!!!!!!!!!!


REFLITA!!!!!  

Padre Osvaldo Chaves


Padre Osvaldo Chaves


Nasceu aos 21 de outubro de 1923, no sítio Angelim, distrito de Sambaíba, município da Granja


Filho primogênito de Manuel Chaves Fernandes e Maria Carneiro Chaves, casados a 30 de novembro de 1922. Recebeu o santo Batismo aos 25/12/1923, no Parazinho por Monsenhor Vicente Martins da Costa. Seus padrinhos foram: Raimundo Chaves e Angélica Carneiro Magalhães.

Em abril de 1924, é acometido de poliomielite com atrofia da perna esquerda. Em 1929, aprende o alfabeto e a soletrar a Carta do ABC, com sua mãe. Em junho de 1933, lê "Coração" de Edmundo de Amicis, despertando-lhe o gosto pelas belas-artes. Já em 1935, passa mais a ler do que simplesmente a consultar o "Dicionário Prático Ilustrado", de Jaime de Séguier. Em 1939, matricula-se no Ginásio Lívio Barreto, da Granja, cujo epônimo, poeta da terra, desperta-lhe o gosto pela poesia. 1940 - 8 de fevereiro ingressa no Seminário Menor de Sobral. Em 1941, o Pe. Antônio Tomás dedica-lhe o soneto "Desencanto", em resposta a um outro que lhe fora dedicado pelo esperançoso seminarista. 1942 - aprimora os estudos de língua vernácula e literatura, lendo os poetas e clássicos. Traduz poemas franceses e éclogas de Virgílio. Reúne seus poemas em forma de livro, o que deu o título de "Heliotrópicos", que não foi publicado. O poeta que mais influência exerceu sobre suas criações, foi Cassiano Ricardo. Fevereiro de 1946 matricula-se no curso de Filosofia do Seminário Maior de Fortaleza. Em 1948, inicia Teologia, no mesmo Seminário. Na Catedral de Sobral, aos 8 de dezembro de 1951, é ordenado sacerdote por Dom José Tubinambá da Frota. Primeira Missa solene em Parazinho, distrito de Granja em 16/12/1951.

Atividades: inicia em 1952, o magistério no Seminário de Sobral, como professor de Português, Francês e Música. Participa em Fortaleza, do curso de aperfeiçoamento em Francês com o professor Lucien Brosse. Exerceu as funções de Vigário Cooperador em Crateús, Acaraú (' São Benedito. Na segunda leciona Latim e Inglês, na terceira, Pedagogia, Latim e Francês. Em junho de 1960, passa a residir em Sobral. Leciona no Seminário, Português, Latim e Grego.

Na Faculdade de Filosofia Dom José, Português e Literatura Luso-brasileira. Isto durante treze anos. Em 1969, freqüenta curso de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Ceará. Em 1971, concluiu a Licenciatura em Filosofia Pura, na Universidade Federal do Piauí. Em 1984, relê os clássicos latinos no original: Virgílio, Horácio, Ovídio e Cícero. Em 1985, publica suas poesias, em livro intitulado "Exíguas". Entrando no Seminário de Sobral, em fevereiro de 1944. E no Seminário Maior. Para todos era um colega amável, jocoso e muito interessante. Quando recitava suas poesias, revelava um talento extraordinário. Desde janeiro de 1981 até hoje, trabalha na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital do Coração, em Sobral, na Pastoral Hospitalar.

Osvaldo Carneiro Chaves




A Granja dos Séculos

A Natureza, enamorada, um dia, Pôs um beijo de amor e simpatia Na face do sertão. E esse beijo fecundo fez brotar Entre as brisas do mar e o fogo do deserto — Granja — o pátrio rincão. E hoje, a fim de observá-la, Detenho o passo, absorto viajor: A terra é boa. A natureza é bela. Contemplo-a em derredor: O rio!... Olha também: Também o rio Represou na Barragem para vê-la. Mas vê-la é enamorá-la, e o rio não sabia. É vassalo, é escravo do oceano, Não pode demorar-se. Fita-a por um momento. E, de despeito, Precipita-se do alto da parede, Como o rio do poeta, e cai desfeito Em vísceras de espuma e de arco-íris. Um escravo não desposa uma rainha: Na dor da frustração, em ondas multifárias, Tristonho e saudoso vai seguindo Seu destino de águas tributárias... Para a rainha — um rei! O mar é um rei. Mas, feroz e sombrio, Um tigre de ciúmes, Tem ciúmes do rio. Por isso, Desde mais de dois séculos, vem, Sorrateiramente, Duas vezes por dia impreterivelmente, Para ver a cidade dos seus sonhos. E, na doce viagem, Traz-lhe sal, e traz peixe, e traz conchinhas, E um abraço de posse, largo, de oceano... E a cidade, tão meiga e conjugal, Sorri-se ao mar. E em resposta aos carinhos Cochicha-lhe, talvez, uma promessa em segredo. E o mar vai-se de novo, e ela pensa no mar... Pensa... Mas pensa mais nos seus filhos, Vive mais para eles. E, se um deles morreu, Silente e lacrimosa sobe a sepultá-lo Ali perto, bem alto, numa esplanada de outeiro, Porque quer vê-lo já perto do céu. E eu vejo agora a Granja do passado, Redivivo, glorioso, retratado Num cenário de sonho. Silêncio. A noite é tropical. O luar é lindo. E a cidade parece Uma virgem de mármore dormindo. O espírito de Lívio vagueia A vigiar-lhe o sono. Eternizado em seus vinte e seis anos Lívio Barreto, pálido, romântico, Passeia pelas ruas Vendo em cada janela os cravos brancos Que as mãos dolentes da prateada lua Derramam em profusão. E o poeta vai clamando... Eu o ouço ainda clamando: Umbelina! Umbelina! Estela, Estela! Sonho de adolescente, sonho vão... Agora, Somente agora é que o poeta colhe Os seus "brancos soluços de alvorada, Os cravos brancos que plantou no coração." Silêncio para dor. Meu poeta, silêncio: a Imortalidade É a tua Verônica... Há um sussurro de notas, um tropel de acordes, Trêmulo, soluçante, irradiando Das paredes que foram Filarmônica. A lua Continua Como prata. O vento, Sonolento, Açoita e zine. O espírito melódico de Ciarlini Pulverizou-se em luz, pulverizou-se em sons, Encheu de fosforescências a alma desta terra, E Granja adora a música. Beethoven, Rubinstein, Debussy E Tchaikovski ainda agora Têm cultores aqui. O frêmito dos teclados dos pianos É uma mediunização. O saxofone lânguido da esquina, Com o boêmio violão das serenatas, É vida, é organismo, é evolução. E os tamarindos velhos, ah! se eles falassem! Recordações De infâncias dos tempos que volveram Trepam-lhes pelos galhos E enroscam-se nos troncos Que as brisas livres dos séculos enegreceram. O nosso avô menino... O nosso bisavô... Paula Pessoa, o Senador... E o Pessoa Anta Brincando à sombra deles aguçava Os instintos de libertação da grande Raça Para a Confederação do Equador: "Soldados, apontar! Certeiro ao coração!" E Granja ia escrevendo a pátria História, E o padre Mororó, rolando no Passeio, Contava para a glória Um companheiro igual. Maior que isto, ó Granja, só o grande ideal De tua religião. Retas como a verdade, As torres da Matriz são dois braços alçados: Um marcando o tempo E o outro nos apontando a eternidade. São as torres dois braços levantados Para o céu, Em prece vertical. E o sino badalando é uma grande harpa eólia, Um tenor de metal. Um badalo sorrindo Diz adeus a um anjinho. Um badalo chorando Anuncia angustiado: Era pai e morreu. Era mãe e morreu. Era irmão, era filho, era esposo e morreu... Bem... muito além... Bem... muito além... No céu nos veremos, no céu nos veremos... Um badalo cantando, Um badalo chorando, Um badalo chamando Para os pêsames, Para a prece, Para o amor E para as núpcias. Noitários, procissões e a alvorada das bandas... Vejo o padre Galvão e Vicente Martins: Almas de impávidas Vestais, almas irmãs, Guardam o fogo sagrado De cultura e de fé das gerações cristãs De cem e mais cem anos. Granja de um, Granja de dois, Granja dos séculos! Debaixo deste céu tão azul e tão puro, A minha musa ingênua de criança É hoje uma canção de inteira confiança No teu futuro! Boa terra, Minha musa criança é hoje um hino De gratidão a ti: Granja dos carnaubais, Granja de São José, Foi no teu seio que eu primeiro Amei a terra, reconheci a Raça e exercitei a Fé. Granja de gente boa, Foi em ti que aprendi a confiar no Povo Cuja voz de trovão reboará em ecos Dentro da História, eternos, no porvir. Granja no Brasil E a Pátria pelos séculos!








Um Granjense que já foi homenageado em várias cidades menos  Granja!!!!!!!!!!!
Porque?





sábado, 23 de março de 2013

SANTA TEREZINHA


.
Felizmente retiraram os quiosques,  bares, cabanas feias do meio da Vila de Santas Terezinha, acreditamos que vão construir belos quiosques em lugares estratégicos nos quais os turistas que trafegam constantemente da praia para serra tenham o prazer de pararem e serem bem atendido em espaços que tenham boa estrutura e melhor conforto inclusive com banheiros.


Em Santa Terezinha os porcos convivem com as pessoas livremente no meio da rua, pedimos que sejam retirados os porcos, mais que antes seja feito um trabalho de conscientização, pois  sabemos que os suínos são importantes na nossa alimentação, mais também são transmissores de vermes, portanto devem serem criados presos.

Francisco Pereira

quinta-feira, 14 de março de 2013

FESTEJO DE AMANAIARA - RERIUTABA-CE

FESTEJO DE SÃO JOSÉ  AMANAIARA - RERIUTABA-CE

DIA 19 DE MARÇO DE 2013 A PREFEITURA MUNICIPAL DE RERIUTABA
APRESENTA  EM AMANAIARA  DUAS GRANDES ATRAÇÕES BANDAS  SOLTEIRÕES DO FORRÓ E XÉ POP

 alt
,





A FESTA FOI UM SUCESSO!!!!!!! 19/03/2013
REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE RERIUTABA

ORGANIZAÇÃO:

DONATO FONTENELE & CIA
APOIO
MA PRODUÇÕES

terça-feira, 12 de março de 2013

DONATO FONTENELE & CIA




DONATO FONTENELE &  CIA


Donato Fontenele promove eventos de 1989, promovendo os mais diversos eventos carnavais, micaretas, chitãos, Arraiaias festas de ritmos variados Forró, Rock, samba, Axé etc...

Trabalhando com as mais diversas bandas das antigas e instintas, bandas que fizeram sucesso no Ceará nas últimas três décadas como Alta Tensão, Black Banda, Passaport, Santana, Licor com Mel, Pau de Balançar, Forró de Aço entre outras e com as atuais, são centenas de bandas e cantores que já trabalhamos iremos citar algumas como por exemplo Gretchen, Genival Santos, Vicente Nery e Cheiro de Menina, Forró Real, Plays, Explosão do Som, Superid, Estourado, Amor Cearense, Forró na Boa,Forró Flex, Hereditários, Bandana, Phaphirô, Oba hits, Licor de Menta, Boca a Boca, Desejo de Menina, Balanciar,  Explosão do Forró são muitas as bandas e artistas que já tivemos o prazer de promover festas e alegria para o povo, nas mais diversas cidades do Ceará e Piaui com grande destaque nos últimos anos forrós, arraias e micareta Granfolia em Granja, Carnaval e festa da padroeira de Piracuruca, festas do município e carnaval de Bitupitá em Barroquinha etc..

Nossa maior satisfação nestes 23 anos que promovemos estes eventos é nunca ter tido acidentes graves, nem violência e não devermos a ninguém, pois o ramo de festa é como pescaria você vai fazer mais o sucesso não depende só de você depende da divulgação, da segurança, dos artistas e principalmente do público pois sem ele não tem sentido nosso trabalho.


CONTATO PARA SHOWS E ESTRUTURA (88) 99091058


DONATO FONTENELE

JOVENS PRODUÇÕES

NOSSO ROBBY É PROMOVER ALEGRIA

NOSSO PRAZER É VER O POVO FELIZ















19/03/2013 FESTA EM AMANAIARA COM SOLTEIRÕES E XÉ POP

domingo, 10 de março de 2013

O PRÍNCIPE

O PRÍNCIPE

“Livro o Príncipe de Maquiavel publicado no inicio do Século XV foi muito útil na formação e organização dos estados e dos reis ditadores, hoje muitos políticos tentam aplicar seus ensinamentos na Democracia, mais interpretam de forma errada e cometem atrocidades que não combinam com os princípios da democracia”
Comentários:

 João Saldanha - belo comentário, Donato Fontenele, mas é latente que ninguém quer deixar facilmente o poder. Então é imposta a idéia de que é melhor temer o Príncipe a amá-lo.
A lei Áurea é de 1888, A Consolidação dos Direitos Humanos de 1948, A Constituição mais liberal e Democrática do Brasil é de 1988, portanto os métodos das Ditaduras devem serem abolidos quem teme um dia vai odiar e se revoltar contra o perseguidor a Democracia está começando a provar, veja o que aconteceu no Ceará nas últimas eleições, mais de 2/3 dos prefeitos perderam as eleições entre o temor e o amor fico com o amor, pois o método de administração que procuro seguir é o do Bill Gates . 
O príncipe de Maquiavel é admirável e foi de Grande importância na formação dos estados mais, precisamos evoluir o mundo no Século XV não tinha a tecnologia e o conhecimento dos dias atuais, a informação com educação estão mudando o mundo quem não acompanhar vai virar dinossauro.

quinta-feira, 7 de março de 2013

ASSALTO LOTÉRICA URUOCA


Veja o vídeo que mostra o momento exato que o quarteto de bandidos armados com pistolas rendem clientes e funcionários de uma casa lotérica na cidade de Uruoca. Segundo relato dos funcionários aos policiais, os bandidos agiram com muita violência e os ameaçavam a todo instante. O valor levado ainda não foi revelado. As imagens foram capturadas pelo circuito interno de câmeras da lotérica.



http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=znOiyY30-jU

domingo, 3 de março de 2013

FESTEJO DE SÃO JOSÉ EM GRANJA-CE


FESTEJO DE SÃO JOSÉ EM GRANJA-CE
 de 09 a 19 de março de 2013

GRENDENE INVESTIRÁ R$ 52 MILHÕES NA CONSTRUÇÃO DE NOVA FÁBRICA EM SOBRAL.




GRANDENE
Com um investimento de cerca de R$ 52 milhões e capacidade instalada para produzir aproximadamente 40 milhões de pares ao ano, a Grendene anuncia a construção de uma nova unidade fabril no município de Sobral (CE). A Grendene deterá o controle acionário através de 42,5% do capital total e 50,1% do capital com direito a voto do novo negócio. O investimento foi publicado ontem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quando foi anunciado também o lucro líquido da empresa em 2012, R$ 429 milhões. O valor é 40,5% maior que o alcançado em 2011. O investimento vai incluir pavilhão industrial, instalações, máquinas e equipamentos. Quando operando em plena capacidade, a fábrica irá gerar 4.500 empregos diretos. “O ganho de competitividade, combinado à recuperação de consumo observados em 2012, e que se mantém em 2013, nos permite antecipar continuidade no crescimento”, justifica Francisco Schmitt, diretor de Relações com Investidores da Grendene. Segundo estimativas preliminares, a nova empresa poderá alcançar uma receita anual de aproximadamente R$100 milhões em 2 anos. A empresa também anunciou a constituição de uma nova companhia, controlada pela Grendene. Os sócios são Philippe Starck, Philippe Ouakrat, Alexandre Allard, ABCDEFGHI Participações Ltda, empresa controlada por Nizan Guanaes e FIP Santana Fundo de Investimentos, controlado por André Esteves. O investimento aprovado é de R$ 52 milhões para as atividades iniciais, sendo destes, R$ 22 milhões a participação correspondente da Grendene.
fonte: O Povo

Destino





Acreditar ou duvidar no destino são duas situações cômodas que nos impedem de agir, mesmo que exista devemos lutar para modelá-lo para melhor como diria o Raul não podemos ficar de braços cruzados esperando..........


CURSOS PROFISSIONALIZANTES: CHANCES PARA QUEM SAIU DA CADEIA





Os egressos do Sistema Penal do Ceará podem ganhar uma nova profissão e voltar ao mercado de trabalho.

Noventa e três ex-presidiários, egressos do Sistema Penitenciário do Ceará, terão, agora, a oportunidade de ganhar uma especialização para voltar ao mercado de trabalho na sociedade depois do cumprimento de suas penas. A chance de obter uma nova profissão vai ser dada pelo próprio Estado.
O propósito do programa, segundo a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejus), tem como pano de fundo reduzir a reincidência penal, fenômeno que é um dos principais fomentadores da violência e da criminalidade no Brasil.



No Ceará, cerca de 17 mil pessoas estão sob a tutela do Sistema Penal. A maioria no regime fechado, seja através do cumprimento da pena ou à espera de julgamento. Mas, no País, a ociosidade dentro das cadeias, penitenciárias, presídios e cadeias públicas se alia à falta de oportunidade quando o preso ganha a liberdade via Justiça.

Profissionalizantes

Sem nenhuma qualificação profissional, as chances de o egresso obter um emprego e digna remuneração são baixíssimas e torna-se meio caminho andado para a reincidência penal e o consequente retorno a prisão.

Segundo a Sejus, o programa vai ofertar 93 vagas exclusivas para os egressos cearenses. Ocorrerão 11 cursos profissionalizantes gratuitos com a intenção de capacitar os ex-detentos para a reinserção no mercado. As 93 vagas serão ofertadas para cursos a serem realizados neste primeiro trimestre de 2013.

"É uma das principais metas da Sejus conseguir promover a ressocialização dos presos e, com a criação de um setor profissionalizante, esperamos alcançar importantes resultados no encaminhamento dos assistidos. Só no começo deste ano já ofertamos vagas para 136 ex-presidiários", informa Ricardo Soares, supervisor do Núcleo de Educação Profissionalizante da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso.

Soares ressalta que a iniciativa da Sejus tem como parceira a Prefeitura de Fortaleza, através da sua Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Vagas

Os cursos que estão sendo ofertados para os ex-presos são das seguintes profissões: costureiro industrial, modelista, pintor, mestre de obras, encanador, bombeiro hidráulico, eletricista predial, pedreiro, torneiro mecânico, pizzaiolo, frentista e armador de ferragem. Também estão sendo ofertadas dez vagas para o curso de informática básica e Excel, através de uma parceria da Sejus com o Sine/IDT.

Soares revela também que todos os participantes dos cursos ofertados pelo programa recebem certificação. "É importante para que as pessoas retomem a vida profissional, o que pode acarretar, inclusive, na diminuição dos índices de violência".

Desativação

Pelo menos, três importantes unidades que faziam parte do Sistema Penal cearense foram desativadas por ordem do Judiciário e recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos últimos anos. A primeira, foi a antiga Colônia Penal Agrícola Pastoril do Amanari, no Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ali, estavam abrigadas dezenas de presos do regime semiaberto.

Logo depois, já neste ano, a Sejus anunciou, oficialmente, a desativação do antigo Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), situado no bairro Itaperi, que vinha servido de abrigo para os presos transferidos da Colônia do Amanari. Por último, está sendo desativado o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS).

NÚMERO

93 vagas para cursos profissionais estão sendo oferecidas aos egressos do Sistema Penal do Ceará. Os treinamento são para diversas atividades laborais

SAIBA MAIS

A falta de oportunidades tem sido um dos principais motivadores da reincidência criminal no País, segundo estudos técnicos e científicos acerca do assunto. Depois de muito tempo longe da sociedade, principalmente em decorrência do cometimento de delitos graves, que demandam altas penas, os egressos do Sistema Penal brasileiro voltam para o convívio dos cidadãos sem nenhum qualificação profissional. Sem ter como ganhar uma atividade que lhes renda uma remuneração fixa e digna, muitos partem para a informalidade. Mas, a maioria acaba cometendo novos delitos, principalmente roubos e furtos, e voltam para a cadeia. Começa, então, um ciclo vicioso. Diante dessa constatação, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará decidiu criar uma unidade específica para tratar do assunto. Trata-se do Núcleo de Educação Profissionalizante da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso. Já dentro da cadeia, muitos decidem trabalhar, outros só se preocupam com isto quando ganham a liberdade.

FERNANDO RIBEIRO/
 EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

GRANJA: DUPLA ARMADA RENDE FRENTISTA E ASSALTA POSTO DE COMBUSTÍVEL EM TIMONHA




Uma dupla portando arma de fogo assaltou na manhã deste sábado (02) um posto de combustível localizado no distrito de Timonha, pertencente ao município de Granja-Ce.
Segundo informações repassadas pelo frentista do posto, o mesmo estava se deslocando do distrito para a cidade de Granja para prestar contas com o proprietário do posto quando percebeu que dois homens trafegando em uma moto Honda Titan de cor vermelha passou em alta velocidade por ele e olhavam a todo instante em sua direção.

Com medo de ser assaltado, o frentista resolveu voltar para o distrito novamente e prestar contas com o dono do posto depois.
Minutos depois do frentista de ter voltado ao posto, os dois homens que haviam passado por ele na estrada também voltaram e armados anunciaram o assalto. Sem reagir o frentista entregou todo o dinheiro aos bandidos, cerca de R$ 5.500,00, que fugiram em seguida sem deixar pistas.

Os policiais da Força Tática de Granja foram ao local e realizaram buscas por toda a região, porém até o momento não conseguiram lograr êxito.

Camocim Polícia 24h

CEARÁ PAGA 650 MIL PARA IVETE INAUGURAR HOSPITAL EM PLENA SECA





CEARÁ PAGA 650 MIL PARA IVETE INAUGURAR HOSPITAL EM PLENA SECA
FORTALEZA - Uma forte chuva na tarde deste domingo, 17, em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, deixou um rastro de destruição. A fachada do recém-inaugurado Hospital Regional Norte desabou, ferindo um engenheiro da obra e um operário que estavam fazendo a manutenção da unidade hospitalar.
Os dois estavam fazendo uma vistoria na fachada, quando o acidente aconteceu, diz nota da Secretaria de Saúde do Estado. Isso porque, no sábado, dia 16, foi constatado que a fachada não estava firme. Ela media dez metros de comprimento por sete metros de largura. Quando eles tentavam fazer o ajuste, houve o desabamento.
Ambos receberam os primeiros socorros do Serviço de Assistência Médica de Urgência (Samu), no local do acidente, e foram levados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde passaram por exames e receberam alta.
O Hospital Regional Norte foi inaugurado há um mês com um show da cantora baiana Ivete Sangalo, que recebeu R$ 650 mil como cachê do governo do Estado.
Em nota, o consórcio afirma que está prestando "toda a assistência necessária ao operário que sofreu escoriações e que irá apurar com rigor as causas do ocorrido". A nota encerra destacando que "após criteriosa avaliação técnica no local, (o consórcio) já providenciou a remoção da estrutura, estimando que todos os reparos necessários estejam finalizados em até 20 dias".
A chuva, que caiu durante 50 minutos, acompanhada de uma forte ventaria, também derrubou o teto de um posto de combustível. A Defesa Civil de Sobral contabilizou ainda queda de árvores e problemas nos fios de postes da rede elétrica.
Entre sábado e domingo, houve chuva forte em 125 dos 184 municípios cearenses, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão é que esta situação persista até o final do dia.
Em janeiro do ano passado, uma chuva rápida e forte derrubou a estrutura metálica da Vila Olímpica de Sobral.