quinta-feira, 27 de maio de 2010

Senado ressalta contribuição dos contabilistas à vida econômica e social do país

Senador João Vicente Claudino ressalta contribuição dos contabilistas à vida econômica e social do país

João Vicente Claudino ressalta contribuição dos contabilistas à vida econômica e social do paísO senador João Vicente Claudino (PTB-PI), autor do requerimento para a realização da homenagem ao Dia do Contabilista, ressaltou a importância da categoria para a vida econômica e social do país Brasil.

Durante a homenagem, nesta quinta-feira (27), João Vicente assinalou o empenho da categoria em várias frentes de trabalho, como a busca de informações vitais ao equilíbrio das empresas e instituições; o apoio à reforma tributária; o trabalho na composição de dados para fundamentar as decisões dos dirigentes; o papel desempenhado na nova fase de transparência das administrações públicas, como pede a Lei de Responsabilidade Fiscal e o trabalho social de solidariedade e de voluntariado desenvolvido.

João Vicente Claudino registrou também o trabalho realizado pelos contabilistas na conscientização da sociedade, sobretudo das administrações públicas, à época da implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil. Naquele momento, disse, o Conselho Federal de Contabilidade elaborou o Guia da LRF, como orientação aos profissionais, agentes diretos do processo de transparência nas contas públicas. Ele ressaltou ainda o trabalho coordenado pelo professor Antoninho Marmo Trevisan, que, em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade, lançou o livro O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil.

- Essas ações convocaram os contabilistas para o pleno exercício da cidadania, em uma campanha nacional para atuar nas mais de 5,5 mil prefeituras, levando informação e conscientização para a sociedade - afirmou.

A mais nova ação do Conselho Federal de Contabilidade, disse o senador, é a constituição de uma comissão conjunta a com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para orientar e acompanhar o processo de prestação de contas eleitorais dos candidatos à Presidência da República e a governadores de estado. Ele manifestou a sua convicção de que essa comissão dará "uma enorme contribuição à Nação brasileira".

João Vicente Claudino lembrou que a profissão de contabilista foi regulamentada depois de intensa luta do então senador e contabilista João Lyra. O dia 25 de abril foi instituído como o Dia do Contabilista por sugestão do então senador, em discurso naquela data, em 1926, em agradecimento a homenagem que recebia da classe. Hoje, existem mais de 400 mil contadores, informou.

-Vejo nessa classe a coragem de mudar e a vontade de continuar crescendo, com estudos e projetos para o futuro, olhar atento aos movimentos da economia externa e interna, além do fortalecimento dos órgãos voltados para a profissão, o que demonstra seu compromisso com o Brasil - disse o senador.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário