segunda-feira, 30 de agosto de 2010

IDH DE GRANJA VAI DE MAL PARA PIOR







Você sabe o que é o IDH de uma cidade?
É o Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, expectativa de vida, entre outros fatores.Você sabe o que é o IDH de uma cidade? É o Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, expectativa de vida, natalidade e outros fatores. É uma forma mundialmente padronizada para avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças.

Todo ano, os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) são classificados de acordo com essas medidas. No Brasil esse trabalho já começou, e descobriu os cinco municípios cearenses onde o IDH é mais baixo. A partir de hoje, caravanas de médicos, dentistas, advogados e representantes da Procuradoria de Justiça e Defesa da Saúde Pública, estão indo ver de perto a situação dessas cidades.

Granja faz parte de um ranking que nenhuma cidade gostaria de fazer. O município, que fica a 336 km de Fortaleza, ocupa o segundo lugar entre os piores IDHs do Ceará. 0,554 pontos, enquanto o indicado pela ONU vai de 0,800 a 1. Nas ruas é fácil constatar os motivos que deram o título a cidade. Falta de saneamento básico, moradia, emprego. Nos postos de saúde, não há médicos nem remédios.

Lá, é a primeira parada da caravana. Daqui a pouco os participantes vão iniciar as primeiras ações do projeto. Estão agendadas entrevistas com o prefeito e o Secretário de Saúde de Granja. Além de visitas a hospitais e centros de saúde do município.

Além de Granja, outros cinco municípios do Ceará vão ser visitados. Em comum, o baixo índice de desenvolvimento humano: Barroquinha com IDH de 0,551. Croatá com IDH de 0,557. Saboeiro com 0,560 e Salitre com 0,558.

Dois ônibus já partiram de Fortaleza. Antes da viagem, os participantes aproveiram para combinar os detalhes da visita. Fazem parte da caravana representantes do Sindicato dos Médicos, do Conselho Regional de Medicina e do Ministério Público. E ainda técnicos da Vigilânia Sanitária e Epidemológica do Estado. O principal objetivo do projeto é diagnosticar os maiores problemas das cidades visitadas.

A caravana vai aproveitar ainda para distribuir cartilhas e folderes educativos. Ao final, um relatório será enviado a Federação Nacional dos Médicos. Um documento final, com informações de todos os estados, deve ser entregue as autoridades de saúde federal e estaduais.

O projeto será realizado, nesse mesmo período, nos cinco municípios de menor IDH de todos os estados brasileiros. Serão visitados no total, 130 municípios. No Ceará até o dia 30, as caravanas irão até as cidades de Granja, Barroquinha, Croatá, Saboeiro e Salitre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário